Todo elogio é bom?

Todo elogio é bom?

Será que todo elogio é bom? Como você reage quando é elogiado? Aceita ou desqualifica aquilo que foi dito pelo outro? Ter algo positivo apontado e validado por outra pessoa é certamente algo que todos buscam de alguma maneira. No entanto, nem sempre é tão simples.

Por que alguém elogia?

Os elogios são uma forma de reconhecer qualidades ou habilidades de uma outra pessoa. Servem para mostrar ao outro que ele é visto e criar uma conexão a partir de algo que é valorizado. Assim, o elogio costuma fortalecer relacionamentos interpessoais e, em muitos casos, colaborar para ensinamentos. No entanto, o elogio também é usado algumas vezes como forma de manipulação. Quando ocorre de maneira excessiva e descolado de uma situação que o propicia, pode ser visto como adulação. Um elogio legítimo normalmente está relacionado a algum contexto lógico como a entrega de um trabalho ou gesto social. Algumas pessoas ficam confusas em saber se os elogios são efetivamente verdadeiros e isso acontece principalmente com aqueles que são inseguros e não confiam de certa forma em seu próprio valor. As pessoas que têm dificuldade em aceitar elogios costumam sentir como se aceitar fosse obrigá-las a se esforçarem mais para agradar a pessoa novamente. Assim, recusar o elogio é uma forma de se proteger e não se comprometer com algo que no fundo não se acredita ser. Ela procurar evitar a decepção de si mesma e do outro.

A questão do elogio também passa muito por um contexto social em que o modo como nos colocamos diante daquilo que é dito tem um peso no papel que ocupamos em um grupo. Por exemplo, sabemos que aceitar elogios desenfreadamente é visto como um sinal de arrogância. Não aceitar nunca, no entanto, é se colocar em um lugar de desvalia.

O que se elogia comunica também alguns valores da nossa sociedade. A revista TPM, por exemplo, publicou um post intitulado: 6 elogios que vão além da aparência trazendo a questão do quanto o olhar para a mulher tende a ser voltado para o corpo e a aparência e o quanto normalmente é sobre isso que se fala sobre a mulher. Neste caso, se incomodar com o elogio pode ser sinal de um incômodo maior com a condição em que a mulher é colocada e a forma como tende a ser vista de forma superficial.

De maneira geral, podemos dizer que é importante que tenhamos uma auto imagem e um autoconhecimento claros o suficiente sobre nós mesmos de forma a ficar menos dependente do retorno do outro sobre nossas ações, aparência e comportamento.

 

 

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
E-mail

Está procurando algum assunto específico?